Notícias

17/06/2015 11:39

Janaina Riva lamenta rejeição da PEC que prevê cotas de vagas para mulheres no parlamento

A deputada estadual Janaina Riva (PSD) lamentou profundamente que a Câmara dos Deputados tenha rejeitado nesta terça-feira (16.06) a proposta que estabelecia cota de 15% para cada estado de cadeiras efetivas no legislativo para mulheres na reforma política (PEC 182/0, do Senado).  Foram 293 votos a favor do texto, mas o mínimo necessário era de 308. Houve 101 votos contrários e 53 abstenções.

"Sempre defendi que as mulheres deveriam ter uma quantidade mínima de vagas garantidas nos Parlamentos. Não adianta dizer que concorremos em condição de igualdade com os homens porque não é verdade. Parimos, temos funções domésticas, além de na maioria das vezes ainda atuarmos como o arrimo de família, de garantirmos o sustento da casa. Então qual o incentivo que um mulher tem para entrar de verdade em uma disputa eleitoral tendo com isso que deixar seus filhos e obrigações de casa? Essa é a realidade de Mato Grosso hoje que só conta com uma deputada Estadual, nenhuma deputada Federal e nenhuma senadora, o que revela a necessidade de levantarmos essa bandeira", disse.

Janaina afirma que deve comprar essa briga na esfera estadual com o intuito de diminuir essas desigualdades. "Compro essa briga em nome de todas as mato-grossenses e estamos recebendo ideias e sugestões para diminuir essa inaceitável desigualdade. Por derradeiro, me comprometo a debater com meus pares a possibilidade de instituição de cotas nos cargos de direção da Administração Pública Estadual como forma de fomentar a mudança de perspectivas", disse.

De acordo com a emenda defendida pela bancada feminina do Congresso, a cota seria escalonada e teria 10% na primeira legislatura, 12% na segunda, até atingir o total de 15% nos próximos 12 anos

"Nada obstante a rejeição, o tema da participação feminina ainda está em voga e talvez seja o caso de pensarmos numa reforma legal que preveja mecanismos mais efetivos para diminuir a distância abissal entre homens e mulheres na política. Pesquisas realizadas por instituições internacionais especializadas em eleições e democracia revelam que o financiamento de campanha igualitário é a melhor maneira de aproximar a representação dos gêneros", finalizou.

 

Assessoria de Imprensa

Jornalista Laura Petraglia - (65) 8151-5564(65) 8151-5564

João Grisoste - (65) 3313-6802(65) 3313-6802

Acesse: www.janainarivamt.com.br

Facebook: www.facebook.com/JanainaRivaMT

Instagram: www.instagram.com/JanainaRiva / @JanainaRiva

Soundcloud: www.soundcloud.com/JanainaRivaMT


Janaina Riva

Com essas experiências adquiridas, Janaina fundou e presidiu o PSD jovem de Mato Grosso, o segundo Estado a fundar militância jovem do PSD no país. 

Redes Sociais

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo