Notícias

28/07/2017 09:34

Deputada vai a Nova Ubiratã debater sobre retomada da pavimentação da BR 242

A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) participa nesta sexta-feira (28.07), no município de Nova Ubiratã, da programação de debates acerca da retomada das obras de pavimentação da BR 242, importante eixo de escoamento da produção agrícola da Região Norte e que liga Mato Grosso a importantes portos como o de Mirituba, no Pará, e o de Itaqui, no Maranhão.

Produtores, empresários, políticos e a população de municípios como Nova Ubiratã, Sorriso, Ipiranga do Norte, Itanhagá, Canarana, Gaúcha do Norte, Querência e Santiago do Norte, estarão mobilizadas em torno da rodovia.

O fato é que mesmo previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o asfaltamento da BR 242 esbarra em entraves ambientais. “A pavimentação passou de Nova Ubiratã, mas esta parada em Santiago do Norte. Essa audiência vai ser um esforço conjunto para buscarmos soluções juntos”, explica a deputada.

Janaina lembra também que o trecho de Sorriso a Nova Ubiratã, de 83 quilômetros, foi pavimentado por meio de Parceria Público Privada (PPP), entre associação de produtores da região e o governo estadual, na gestão do ex-governador Blairo Maggi. Nesse trecho a estrada tem um pedágio no km 12.

Dentre as principais críticas ambientais estão erosão e contaminação do solo, poluição da água e, principalmente, a interferência em áreas arqueológicas indígenas. Uma vez que diversos povos  das mais diversas etnias estão na área de influência da BR, tais como como Kamaiura, Caiabi e Ikpeng .

 


Janaina Riva

Com essas experiências adquiridas, Janaina fundou e presidiu o PSD jovem de Mato Grosso, o segundo Estado a fundar militância jovem do PSD no país. 

Redes Sociais

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo