Notícias

13/03/2019 14:03

'Gestão terceirizada é atestado de incompetência', diz deputada de MT ao citar crise na Saúde

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) criticou a gestão de hospitais públicos por empresas terceirizadas no estado de Mato Grosso e defendeu que os consórcios das prefeituras passem a administrar as unidades regionais do estado.

“Quando você traz uma gestão terceirizada você tem um atestado de incompetência. Imagine se você é governador, prefeito e terceiriza, passa para a iniciativa privada? Isso é muito preocupante”, declarou.

Para a parlamentar, a gestão dos hospitais por Organizações Sociais de Saúde (OSSs)) gerou um atraso para a saúde no estado.

“Na minha opinião, as OSSs foram um verdadeiro atraso. Vivemos um problema devido ao mal uso da gestão terceirizada”, afirmou.

No segundo mandato, Janaína disse que em 2019 já visitou parte das unidades regionais de saúde e também municípios que não são assistidos.

“Quando não há regional, o estado não tem a obrigatoriedade de passar R$ 1. Os municípios, porém, pagam impostos, contribuem, mas ficam desassistidos porque os regionais não funcionam”, explicou.

Uma das soluções, segundo a deputada, é entregar a gestão das unidades regionais para os consórcios dos municípios. O problema, entretanto, é o receio de que o estado continue sem fazer os repasses.

“Os consórcios regionais vão conseguir comprar medicamentos para os municípios e poderiam comprar para os regionais com um preço cinco vezes menor do que se fosse fazer individual. Os prefeitos só tem receio de assumir a gestão e não receber do estado”, completou.

 
Crédito: G1/MT

Janaina Riva

Com essas experiências adquiridas, Janaina fundou e presidiu o PSD jovem de Mato Grosso, o segundo Estado a fundar militância jovem do PSD no país. 

Redes Sociais

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo