Saiu na mídia

02/02/2021 09:19

Com promessa de representatividade, Janaina Riva é reconduzida à vice-presidência da ALMT

Com o compromisso de continuar fazendo um trabalho independente, municipalista e de representatividade das mulheres e minorias junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), tomou posse na manhã desta segunda-feira (1) pela segunda vez consecutiva como vice-presidente, a deputada estadual Janaina Riva (MDB). 

“Eu quero continuar fomentando esses debates em prol do empoderamento das mulheres.  Toda mulher pode tudo e eu sou prova viva disso. Não é preciso escolher entre ser mãe ou continuar na política. Não é preciso escolher entre ser mulher e ser a parlamentar mais votada dentre 24 deputados na última eleição. Não é preciso escolher entre ser esposa e, ser eleita duas vezes vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Não é preciso escolher entre ser política e amamentar o meu bebe de pouco mais de 5 meses porque toda mulher, pode tudo. E eu não estou passando pano para as dificuldades e preconceitos, de forma alguma. Até porque essa eleição de mesa, foi uma das disputas mais difíceis da minha vida. Ao me ver grávida, em meio a uma pandemia, sem a mesma possibilidade de deslocamento e de estar nos locais presencialmente para articular como os meus colegas fizeram. Então hoje essa posse para mim é muito mais que ser reconduzida historicamente à vice-presidente. É uma vitória para todas as mulheres, mães, irmãs, filhas esposas, políticas. É a prova de que não precisamos escolher. Porque nós, mulheres, podemos tudo”, declarou. 

Janaina reforça que a expectativa agora é que a Assembleia dê continuidade ao trabalho que vem fazendo de aproximação com o cidadão, mesmo em meio à pandemia. “Temos esse desafio de nos fazer presentes e de representarmos a população mesmo sem ela aqui dentro, por conta da pandemia. O foco agora precisa ser a vacinação em massa da população. Uma união de esforços entre os poderes será importantíssima para isso e a Assembleia está disposta a fazer a devolução de recursos para ajudar o governo nessa aquisição”, disse.

A nova Mesa Diretora foi eleita com 22 votos no dia 10 de junho de 2020. Conforme prevê a Constituição estadual, a eleição deveria ocorrer em setembro, no entanto, a alteração da data – aplicada excepcionalmente ao segundo biênio da 19ª legislatura – ocorreu após aprovação da Emenda Constitucional 01/2020. A recondução dos membros da mesa diretora passou a ser permitida após aprovação da Emenda Constitucional 63/2012.  A instalação da nova sessão legislativa ocorrerá nesta terça-feira (2), às 9horas.

Tomaram posse hoje o atual presidente, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), que foi reconduzido ao cargo para o seu terceiro mandato. A deputada Janaína Riva (MDB) permanece como vice-presidente e Max Russi (PSB), como primeiro-secretário. Foram empossados ainda os deputados Wilson Santos (PSDB), como 2º vice-presidente, Valdir Barranco (PT), como 2º secretário, deputado Claudinei Lopes (PSL), como 3º secretário e Paulo Araújo (Progressistas), como 4º secretário.

Fonte: O Documento - Da Redação

Janaina Riva

Com essas experiências adquiridas, Janaina fundou e presidiu o PSD jovem de Mato Grosso, o segundo Estado a fundar militância jovem do PSD no país. 

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo