A deputada estadual Janaina Riva (PMDB), durante a sessão vespertina desta quarta-feira (27.09), disse que saúde continua sendo o grande gargalo do governo do estado que já começa atrasar novamente os repasses aos municípios. A deputada citou a Caravana da Transformação como uma medida paliativa enquanto o povo padece sem atendimento regular.
“A Caravana da Transformação sem dúvida alguma seria muito bem vinda se a saúde nos hospitais dos municípios estivesse funcionando, se o repasse da saúde estivesse em dia. Porque quando hoje você faz qualquer comentário sobre o que você acredita que o estado tem que melhorar , as pessoas falam da saúde. Por exemplo, um município feito Novo Horizonte do Norte está 9 meses sem receber, Feliz Natal também sem receber os repasses do governo, Cáceres começa a ter problema novamente, Peixoto com atendimento paralisado, Sinop não vai atender mais nem as emergências, Barra do Bugres teve o hospital fechado, então é lógico que quando a Caravana vai à cidade as pessoas ficam felizes porque não estão mais tendo atendimento. Mas isso é uma medida paliativa”, adverte.
Para a parlamentar, seria um projeto brilhante se os repasses estivessem em dia. “E agora? a Caravana passa, as pessoas ficam com problema na visão e não tem nem onde consultar uma vez que os hospitais estão fechando as portas ou estão sem estrutura. A Caravana é importante sim, mas se estivesse sobrando dinheiro”, disse.
A deputada fez um desafio aos demais colegas, para que façam uma pesquisa com seus eleitores sobre o que eles querem. “Lanço um desafio aos meus colegas deputados que façam uma enquete nas redes sociais de vocês e perguntem pras pessoas se elas preferem ir numa Caravana uma vez por ano ou ter os hospitais funcionando o ano inteiro em seus municípios. É uma questão meio óbvia. Mas o governo age como se a saúde estivesse uma maravilha. Isso não é coisa de oposição, falo por que as pessoas me procuram para reclamar. Então a saúde está longe de estar boa e a Caravana só está chegando pra população porque ano que vem tem eleição. Acordem pra vida”, finalizou.
ASSISTA AO VÍDEO