Em comemoração aos 40 anos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Janaina Riva (MDB), realiza nesta segunda-feira (09.12), sessão solene para homenagear a Orquestra.
O evento acontece no plenário de deliberações “Deputado Renê Barbour”, da Assembleia Legislativa, a partir das 14h. Segundo a deputada, esses 40 anos da Orquestra da UFMT significam um marco na democratização e difusão da Cultura e da Educação, em nosso Estado.
“E em tempos onde subestimamos os valores social e econômico que a Cultura agrega, é bom olharmos um pouco para trás e vermos que sim, a cultura transforma pessoas, sociedades, mundos.Com uma história que nasce com os fundadores Gabriel Novis Neves e Pedro Benedito Dorileo, reitores da UFMT, a Orquestra veio romper um dos grandes estigmas da Cultura – que colocava a música clássica como parte da “Alta Cultura”, consumida apenas pela elite intelectual”, defende a parlamentar.
Nestes 40 anos, a Orquestra contou com seis maestros: Konrad Wimmer (1979-1985); Marcelo Bussiki (1986-1991); Ricardo Rocha (1992-1993); Roberto Victorio (1994-1995); Fabrício Carvalho (1997-2019); e Silbene Perassolo, que, em 2002, dividiu a direção artística enquanto o regente titular estava afastado para cursar o Mestrado.
“É o reconhecimento institucional do colegiado que representa a sociedade. Tanto a Câmara quanto a Assembleia reconhecem na UFMT e na Orquestra Sinfônica a importância estratégica na disseminação da educação e da cultura. Isso nos enche de orgulho e responsabilidade e nos faz mais fortes para continuar trabalhando. A Orquestra se sente muito honrada, desde os que por aqui passaram e os que estão aqui, e energizados para continuar esta caminhada”, aponta o maestro Fabricio Carvalho.
ASSISTA AO VÍDEO
Fonte : Laura Petraglia/ Assessoria de Comunicação