Em 1ª votação, AL aprova antecipação da eleição da Mesa Diretora para agosto

 

 

Deputada Janaina Riva entre os colegas Nininho e Eduardo Botelho, durante sessão plenária da AL; PEC passa pela 1ª votação e é enviada para CCJR

 

Por 17 votos a favor, os deputados aprovaram em primeira votação a antecipação da eleição da Mesa Diretora para agosto. A Proposta de Emenda à Constituição do Estado (PEC) irá permitir que a única mulher na Assembleia, Janaina Riva (MDB), possa participar da votação, antes de sair em licença maternidade.

 

A Constituição estadual prevê a eleição na primeira semana do mês de setembro do segundo ano legislativo.

A proposta ainda passa para a Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ), que tem 15 dias para dar o parecer, e volta para segunda votação. Deve ainda ser apresentada uma emenda definindo a data da eleição. Na sessão desta quarta (11), houve 2 abstenções – Ulysses Moraes (PSL) e Faissal Calil (PV) e 5 ausências.

Na sessão de 4 de março, o deputado Ulisses Moraes (PSL) pediu vistas do processo que já estava há 10 sessões disponível. Janaina, que fez o pedido de antecipação da eleição, manifestou seu descontentamento com o colega.

Depois de retornar da licença médica por complicações na gestação, Janaina temia que o pedido viesse a atrasar a votação da PEC. A emedevista, que é líder do bloco chamado Resistência Democrática (composto por mais seis deputados), deve disputar como 1ª secretária.

Alguns deputados chegaram a discursar em apoio à PEC. O deputado Xuxu Da Molin (PR) afirmou que “enquanto muitos falam e não tem atitude, a aprovação da PEC trata do respeito e valorização da mulher”. O deputado Elizeu Nascimento (DC) também manifestou, na tribuna, o seu apoio.

 

Fonte: Andhressa Barboza/RD News

Compartilhe

Facebook

Feito com muito 💜 por go7.com.br