Na manhã desta quarta-feira (02.02) durante abertura dos trabalhos legislativos referente ao ano de 2022, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) recebeu na Assembleia Legislativa, uma comissão de servidores públicos do Fórum Sindical Estadual dos Servidores Públicos do Poder Executivo de Mato Grosso que busca apoio da parlamentar para a defesa das pautas da categoria junto ao governo do estado neste ano.
Dentre os assuntos que devem ser trazidos à pauta, segundo o Fórum, estão a reposição das perdas salariais, uma vez que não estão satisfeitos com os 7% concedidos pelo governo, já que só a inflação de 2021 foi de 10%, a reivindicação de concurso público que, segundo os líderes sindicais, impacta todas as carreiras em particular a saúde, educação e segurança.
“A Revisão dos 14% do confisco dos aposentados e pensionistas é uma pauta do Fórum Sindical, que nós gostaríamos de seu respaldo, deputada, para que ela fosse considerada pelo poder executivo. O fórum está sendo totalmente reestruturado com duas mulheres compondo a coordenação que é Carmen do Sisma e Daiani do Sintap. Estamos neste momento buscando apoio. O que a gente quer não é intransigência. Nós não queremos combates como se fossemos adversários, muito pelo contrário. Nós queremos ser parceiros do estado de Mato Grosso e sobretudo, contar com o apoio dessa casa de leis e com o seu apoio como sempre foi”, argumentaram os sindicalistas que abordaram a parlamentar no saguão da galeria dos deputados.
Após ouvir atentamente as demandas, a deputada Janaina reafirmou o compromisso dela de luta pelos direitos dos servidores e enalteceu o trabalho do Fórum Sindical ao longo dos anos. “Eu fico feliz de ver o Fórum Sindical reunido novamente, agora com duas mulheres de força e aguerridas na coordenação. Acompanho o trabalho há bastante tempo e sei da seriedade do Fórum. Tenho certeza que essas serão pautas que teremos que retomar sim. Principalmente com o estado hoje superavitário, com o tamanho de recursos que possui hoje o estado de Mato Grosso” disse.
Segundo Janaina, os servidores públicos vêm empobrecendo ao longo dos anos justamente pela perda do poder aquisitivo que vem junto com as não correções inflacionárias salariais. Na visão dela, o empobrecimento dos servidores públicos, que são cerca de 6% da população estadual, sobrecarrega também os serviços básicos de saúde e educação.
“Algo que há muito tempo não se falava que é a fome e a pobreza, voltamos a falar. Quase 20% da população elenca a fome e a pobreza como uma das principais causas hoje de problemas no estado de Mato Grosso. E isso demonstra que a nossa população está empobrecendo e o servidor público também está empobrecendo por conta das perdas salariais, reflexo do não cumprimento das recomposições relacionadas à inflação. Essas perdas fazem com que o servidor coloque seu filho na escola pública, cancele seu plano de saúde e volte a usar a saúde pública. Os pobres em Mato Grosso estão ficando cada dia mais pobres e o ricos cada vez mais ricos. Eu acredito que isso venha sim a ser pauta na Assembleia e que o governo deva levar isso em consideração”, finaliza.
Por fim o Fórum Sindical pediu ainda para que a parlamentar intermedeie o diálogo dos sindicalistas junto ao governo do estado. “Nós esperamos que a senhora abra o caminho para que haja um diálogo institucional para que possamos debater as pautas do Fórum Sindical junto à Casa Civil, junto ao governador. O diálogo é fundamental para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso”, finalizaram.
Fonte: Laura Petraglia/Assessoria de Comunicação