Deputada trabalha junto à UFMT por parceria para qualificação de professores estaduais em Libras

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) debateu nesta segunda-feira (21.03) com o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Soares da Silva, sobre a possibilidade de construção de uma parceria com o intuito de oferecer aos professores da rede estadual de ensino, capacitação com relação Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Há cerca de um mês a deputada esteve em Brasília no Ministério da Educação (MEC) onde conheceu mais sobre o projeto do governo Federal e discutiu com a secretária de Modalidades Especializadas de Educação, Ilda Ribeiro Peliz, e com a diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC, Cristiane Nunes Bez Batti, sobre a possiblidade de implantar em Cuiabá um projeto de cinema acessível, bem como sobre a capacitação de professores.

De acordo com a parlamentar, a proposta discutida com o reitor envolveria a UFMT e a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT), no Projeto de Curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para professores da rede estadual, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Hoje pude falar um pouco ao reitor sobre o que ouvi lá na agenda do Ministério da Educação e demos o primeiro passo para correr atrás dos recursos e estabelecermos as parcerias corretas para que essa qualificação posso sair do papel. Será um passo muito importante para a inclusão em Mato Grosso”, disse a deputada.

A proposta conta com o apoio do Senador Wellington Fagundes que encaminhou o projeto para o Ministro da Educação, Milton Ribeiro. “É um programa de capacitação bilíngue Letras – LIBRAS para toda a comunidade mato-grossense, em especial para os produtores de conhecimento, as escolas do ensino infantil e educação básica, além de toda a demanda social que a Assembleia é sempre demandada no que se trata de capacitação”, explicou o reitor acrescentando que o foco do programa é a inclusão das pessoas com deficiência.

A proposta do projeto é estimular a capacitação de professores da rede pública a partir do conhecimento que a UFMT possui com o curso de Letras – LIBRAS, principalmente para a comunidade surda. A carga horária do curso seria de 30h com a abertura para desenvolvimento tanto de forma presencial como, à distância ou mesmo híbrido. O curso visa desenvolver competências e habilidades de comunicação em Língua Brasileira de Sinais para promover acessibilidade e inclusão. 

Ao todo são 4 módulos, desde a introdução a aspectos sócio-históricos, culturais e linguísticos de LIBRAS até a formulação de interações comunicativas específicas ao ambiente educacional.

 

 

Compartilhe

Facebook

Feito com muito 💜 por go7.com.br