Com mais de 82 mil votos (82.124) a deputada estadual Janaina Riva (MDB), de 33 anos, foi reeleita neste domingo (02.10), ao parlamento estadual para o terceiro mandato dela e, mais uma vez entra para a história de Mato Grosso ao receber pela segunda vez o maior número de votos dentre os deputados eleitos. Pela terceira legislatura seguida, Janaina será a única mulher no parlamento estadual.
A parlamentar ganhou grande destaque em seu primeiro e segundo mandatos pelas defesas que fez no parlamento e pelas bandeiras de atuação em prol dos municípios, das mulheres, dos servidores públicos, dos animais, do comércio e de setores como o de base florestal e mineração por exemplo, das pessoas com deficiência e das garantias essenciais como Saúde, Educação e Infraestrutura.
Campeã em produção legislativa, em oito anos como deputada estadual, Janaina sempre esteve no topo dentre os parlamentares mais atuantes: são 47 leis aprovadas e em vigor e quase 3 mil proposituras apresentadas nos últimos quatro anos.
“A onda roxa mostrou que veio para ficar e a todos que confiaram o seu voto a mim eu só tenho que agradecer e dizer que vou trabalhar ainda mais por vocês. Quero que o meu próximo mandato como deputada estadual seja o melhor de todos pois será também o último nesta posição, tenho sonhos maiores e vou batalhar para construí-los nos próximos quatro anos”, disse.
A parlamentar lamentou que mais uma vez seja a única mulher eleita deputada estadual, o que segundo ela reflete a dificuldade que as mulheres ainda enfrentam na política. “Como mulher me sinto honrada de pela segunda vez ser eleita com o maior número de votos dentre os deputados que irão compor a próxima legislatura, porém, gostaria muito que tivesse outras mulheres ao meu lado. Eu acredito que um parlamento mais equiparado em termos de gênero, com certeza é mais justo. Por isso sempre trabalhei pelo empoderamento feminino e por mais mulheres na política e nos espaços de poder”, defendeu.
Janaina atribui a votação expressiva e a primeira colocação dentre os eleitos, ao trabalho e prestação de contas diárias que vem realizando ao longo dos anos. “O que pude perceber é que realmente a forma de fazer política mudou. As minhas redes sociais e a prestação de contas diária que fiz ao longo dos anos do meu trabalho foram meu cartão de visitas e onde eu chegava alguém me dizia: te acompanho nas redes sociais”, finalizou.