Devido a dezenas de pedidos de servidores públicos da educação de Mato Grosso que cursaram o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Prófuncionário) para progressão de nível salarial e de carreira, mas aguardam a análise dos seus pedidos para terem seus holerites atualizados, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) esteve nesta quinta-feira (17.10) na Secretaria de Estado de Educação e sugeriu que uma força tarefa seja montada para análise e liberação desses pedidos.
“Nós já pedimos aqui à SEDUC, conversamos com os nossos secretários adjuntos que aqui estão, eles vão levar até a secretária Flávia, para que a gente possa fazer uma força-tarefa na análise. Nós colocamos também a Assembleia Legislativa, através do presidente Eduardo Botelho, do nosso primeiro- secretário Max Russi, à disposição para fazermos um termo de cooperação técnica e se for necessário enviarmos servidores para ajudar nesse Mutirão e acelerar essa análise. É um direito do servidor”, disse a parlamentar.
Durante a sessão desta quarta-feira a parlamentar já havia apresentado em plenário um requerimento de informações à Seduc sobre os motivos das constantes reclamações dos servidores relacionadas à análise dos processos do curso Prófuncionário e quais as medidas concretas e eficazes a Seduc tem tomado para dar celeridade na análise dos referidos processos e enquadramento dos profissionais.
Após anos sem que houvesse o Prófuncionário em Mato Grosso, o curso finalmente foi ofertado em 2023 pelo IFMT para 2491 servidores. Isso só foi possível após a junção de esforços e emendas parlamentares dos deputados estaduais Janaina Riva e Valdir Barranco, do senador Wellington Fagundes e dos ex-deputados Rosa Neide e Allan Kardec.