Numa noite que reuniu as maiores lideranças políticas femininas de Mato Grosso com mais de 500 mulheres de todos os segmentos da Capital em prol da candidatura do deputado Eduardo Botelho (UB) a prefeitura de Cuiabá, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), enalteceu as lutas de Botelho pelas mulheres em sua fala e disse que ele não é de falar, mas é de fazer.
“O meu testemunho é de que você não é de falar, você é de fazer. Você é sentimento, você é coração. Botelho criou a Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa, uma das primeiras do Brasil. Hoje, toda mulher violentada em Mato Grosso, toda mulher abusada, toda mulher que não encontra retaguarda na Justiça, ela procura a Procuradoria da Mulher da Assembleia, que o Botelho criou para dar respaldo para ela. Esse é o Botelho, é o homem que pensa na mulher. Os cargos de chefia da Assembleia são majoritariamente compostos por mulheres. É por isso que o Botelho merece a confiança da mulher, porque ele não diz que vai valorizar a mulher, ele valoriza a mulher. Como deputado estadual, foi um homem que mais ajudou a mulher do campo na agricultura familiar. Hoje, a hora que eu cheguei aqui, Botelho, eu conversei com várias mulheres humildes, simples, que como a Dona Pedrozina que está aqui, são as mulheres que você sempre cuidou como deputado e eu tenho certeza que você vai cuidar como prefeito também”, disse a deputada.
O evento que reuniu centenas de mulheres pró Botelho para debater políticas públicas para as mulheres, ocorreu na noite desta segunda-feira (19.08) na sede do União Brasil, em Cuiabá. Janaina aproveitou para conversar com as mulheres presentes e relembrar um pouco de sua história com Botelho. A deputada enalteceu a garra e humildade de Sonia Botelho, futura primeira-dama de Cuiabá.
“Na minha trajetória eu encontrei no Parlamento esse grande homem. Um homem que sempre esteve ao meu lado e que me convidou pra ser sua vice-presidente. A primeira mulher da história a assumir a vice-presidência da Assembleia Legislativa. Mas você não parou por aí. Você chegou em mim e falou: Janaina, eu não quero só que você seja vice-presidente, eu quero que você seja presidente. Então ele se tornou o primeiro presidente a se licenciar da história da Assembleia pra que sua vice assumisse. O Botelho me fez presidente da Assembleia e a todo momento me estimulou, me colocou pra cima. Nos momentos que eu tive fraqueza, ele esteve ao meu lado. Então os meus votos a você é que você possa continuar sendo o Botelho de sempre, levando no seu coração aquele menino que a sua mãe trouxe pra Cuiabá ainda pequeno e teve que se separar de você porque ela era muito humilde e sonhava que você viesse pra cidade pra estudar. A sua mãe lá do céu tem orgulho do filho que ela criou. E nós vamos eleger juntos, Botelho, prefeito de Cuiabá. É 44 pra lutar!”, finalizou.