Janaina Riva critica omissão do governo e diz que “tolerância zero” à violência contra a mulher é balela em MT

Questionada pela imprensa nesta quarta-feira (12) sobre o aumento dos casos de feminicídios em Mato Grosso, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) classificou como “chocante” e “inadmissível” a falta de ações efetivas do Governo do Estado para conter a escalada da violência contra as mulheres. O estado já registra 48 casos confirmados de feminicídios em 2025 e pode chegar a 49, ultrapassando o total de 47 registrados do ano passado.

“É chocante como essa história de tolerância zero é uma balela. Ela não existe no estado de Mato Grosso”, afirmou a parlamentar, ao comentar o caso mais recente de suspeita de feminicídio envolvendo uma mulher no Pedra 90, cujo corpo chegou a ser retirado do próprio velório pela polícia, após suspeita de ter sido assassinada pelo companheiro. “Nós nem temos convicção se são 48 ou 49 mortes neste momento”, completou.

Janaina também citou o relato recente de uma adolescente que teria sido sequestrada e estuprada, reforçando o clima de insegurança e o descaso do Estado com a vida das mulheres. “A violência contra a mulher está sendo negligenciada em Mato Grosso. Nós temos chamado a atenção para esse tema em diversos momentos, mas o Executivo, que deveria fazer o papel de prevenção, não está cumprindo”, disse.

A deputada criticou ainda a falta de políticas estruturadas e lembrou que leis estaduais que tratam da educação e da prevenção da violência já existem há anos, mas nunca foram efetivamente aplicadas. “Eu vi o secretário Alan Porto anunciando que vai trabalhar o tema nas escolas, mas nós temos legislações aqui na Assembleia que já previam isso há anos. Já era para o Estado estar fazendo”, afirmou.

Janaina comparou ainda a situação de Mato Grosso com a do estado vizinho. “Se você compara com Mato Grosso do Sul, nós temos quase 15 feminicídios a mais, com uma população muito semelhante. É revoltante ver nosso estado batendo recordes enquanto o governo segue inerte diante dessa tragédia que se repete todos os anos”, concluiu.

Fonte: Laura Petraglia/Assessoria de Comunicação

Feito com muito 💜 por go7.com.br