Janaina se coloca a disposição para intermediar conversa com a União

A deputada estadual Janaina Riva (PSD) fez um apelo nesta terça-feira (03.02) ao governador Pedro Taques (PDT) durante o encontro com os prefeitos mato-grossenses para que olhe com carinho para a aplicabilidade do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A parlamentar pediu também para participar da comissão mista criada hoje por ele via decreto para discutir o repasse dos recursos do Fundo. A expectativa é que o resultado do debate seja apresentado em 45 dias.

“Eu sinto que vossa excelência quando fala que tem vontade de resolver o problema do Fethab, fala com sinceridade. Já me demonstrou isso. Não é porque o governo é de oposição que nós não temos a obrigação de ajudá-lo. E eu sei que todos os prefeitos que estão aqui vão aguardar uma solução para o Fethab nesses 45 dias em que a comissão criada pelo senhor vai trabalhar. Eu queria pedir que ao governador que me permitisse fazer parte dessa comissão que vai estudar isso, para que eu possa contribuir. Quero aprender muito ainda com os colegas deputados, com os prefeitos, com o senhor governador e, com isso, colaborar com esse processo”, declarou.

A parlamentar também enalteceu a maneira com que tem sido tratada pelo governo estadual, mesmo sendo declaradamente de oposição. “Quero fazer um agradecimento especial ao secretário da Casa Civil, Paulo Taques, pela maneira com que me recebeu. Eu confesso e disse ao governador que fiquei desarmada quando cheguei e fui recebida daquela forma, em um governo de oposição, mas que me recebeu melhor que o da situação. Então eu imagino a vontade que o senhor está de trabalhar, sendo político a 4 anos e 32 dias. Agora imagine eu, que só tenho 2 dias, a minha vontade de contribuir”, disse.

Segundo a deputada, a intenção é que os prefeitos consigam andar com as próprias pernas e que não precisem mais dos deputados para interagir com o governo. “Não temos medo politicamente de perdê-los. Mas vocês precisam conquistar essa independência. Sei bem que a necessidade bate à porta de vocês todos os dias e que se tivermos estradas de qualidade, conseguimos ter também Saúde. Se tivermos a estrada, o aluno que mora na zona rural consegue chegar à escola. Então é sim uma prioridade de gestão e tenho certeza que o governador vai olhar atentam ente para isso”, pontuou.

Em resposta ao fato de Taques ter questionado na fala dele o porquê da lei do Fethab ter sido aprovada apenas no de 2014, final do governo, Janaina lembrou que se tratava de uma discussão antiga e que os prefeitos chegaram ao seu limite.

“A gente tem também é lógico que olhar como um todo sobre a forma com que aconteceu. O Fethab não foi aprovado somente ano passado pela vontade da Assembleia. A Casa tentou fazer isso também quando o Blairo Maggi (PR) era governador e o ex-prefeito Cidinho era o presidente da AMM, mas encontrou dificuldade dentro da própria categoria de prefeitos. Na época, Blairo muito bem articulado, conseguiu que isso fosse postergado. Mas chegou uma situação, que a dificuldade ficou tão grande que a Assembleia teve que se impor e foi uma grande conquista”, defendeu.

A deputada falou também sobre a grande revolta dos prefeitos não ser a suspensão da lei do Fethab em si, mas a maneira com que isso foi feito, sem ao menos ouvi-los. “Nós não estamos aqui para condenar a Aprosoja pela iniciativa de entrar na justiça barrar a lei, mas foi a forma como foi conduzido o processo. A AMM aguardava essa discussão juntamente com o governador. Eu disse isso para ele já e quero reafirmar: nós queremos ajudá-lo governador. Vocês mostraram que vieram para fazer um bom governo. E vocês podem contar com uma grande aliada para isso”, finalizou.

Janaina se colocou também para ser uma interlocutora na busca de recursos e obras do governo federal uma vez que o PSD compõe a base da presidenta Dilma Rousseff e detém o Ministério das Cidades. “Eu sei que o senhor está buscando recursos fora, apoiamos a presidenta Dilma Rousseff justamente para haver essa contrapartida. E nós a queremos agora do ministro das cidades Gilberto Kassab que é do nosso partido”, apontou.

O governador sinalizou positivamente com a participação dela na comissão e disse que a Assembleia será oficiada para que indique os membros que irão compor o grupo de trabalho. “Faço gosto que a Assembleia indique a deputada para debatermos isso em conjunto”, afirmou.

Ouça a íntegra do discurso aqui

 

Assessoria de Imprensa
Jornalista Laura Petraglia – (65) 8151-5564
João Grisoste – (65) 3313-6802

Acesse: www.janainarivamt.com.br
Facebook: www.facebook.com/JanainaRivaMT
Instagram: www.instagram.com/JanainaRivaMT / @JanainaRivaMT
Soundcloud: www.soundcloud.com/JanainaRivaMT

Compartilhe

Facebook

Feito com muito 💜 por go7.com.br